segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MENINOS BATE O CÍRCULO MILITAR E DECIDE PELA PRIMEIRA VEZ O CAMPEONATO PAULISTA

Botonistas do Meninos que estiveram presentes ao CMSP na manhã de domingo
Para tentar explicar o tamanho do feito que será escrito nas linhas abaixo, temos que voltar no tempo.

O departamento de futebol de mesa do Meninos surgiu em 2002, como continuidade de um projeto iniciado no ano anterior no Grêmio Esportivo Mauaense.

Enquanto isso o Círculo Militar, gigante no nosso esporte era finalista e começava em 2000 uma saga que dificilmente será batida por outro clube na história do futmesa. Entre 2000 e 2012, o clube do Ibirapuera faturou oito títulos e foi vice campeão 5 vezes.

Para conseguir um feito inédito o Meninos precisava, nada mais, nada menos que eliminar um adversário com esse histórico, jogando dentro de casa e motivado pela vitória um mês antes por apenas dois pontos de diferença.

Um mês que tivemos para treinar e pensar em como ganhar de um gigante que jogava dentro de casa.

Depois de muito pensar o capitão Maurício Faccio, colocou Giorgio como surpresa na escalação e Vanno ficou como opção para o decorrer do jogo. Pelo Círculo, Duda que foi muito bem no jogo do returno, ganhou a vaga de Bruno Varoli.

As mudanças surtiram mais efeito para o lado do Meninos que na primeira rodada saiu na frente e fez 7 a 5, com Giorgio mostrando que faria um grande jogo, vencendo Farinha por 4 a 3.

Veio a segunda rodada e o equilíbrio foi mantido. Não fosse o gol na campainha de Vinícius sobre Perrotti, que empatou o jogo em 2 a 2 e o Círculo já descontaria o placar da primeira rodada. Final da segunda rodada: 6 a 6.

Na terceira rodada, mesmo estando em vantagem, a equipe visitante veio com mudança. Vanno substituiu o experiente Cássio que não estava em uma manhã inspirada. Vanno entrou empatando com Thiago em 4 a 4, mas o Círculo se recuperou e ganhou a rodada por 7 a 5, levando o placar para o intervalo em igualdade de 18 pontos.

Na quarta rodada foi a vez do Círculo mudar. E foi em dose dupla!

Espel e Bruno Varoli substituíram Thiago e Farinha. Os dois perderam seus jogos para Faccio e Vanno, mas mesmo assim o placar foi adverso para o Meninos novamente em 7 a 5.

Chegaram as últimas rodadas e era a hora do Meninos provar que queria entrar no grupo dos grandes clubes do Futmesa Paulista.

Com uma rodada perfeita, o Alviverde de Rudge Ramos fez 9 a 3 e foi para a rodada decisiva com quatro pontos de vantagem.

Nunca uma final esteve tão perto! 

Na última rodada o capitão Maurício Faccio chamou a responsabilidade e em um jogo histórico bateu Victor Varoli por 7 a 5. Giorgio e Vinícius bateram Thiago e Farinha respectivamente e Lê e Edu Santos conseguiram dois empates que resultaram em mais uma vitória, dessa vez por 8 a 4, fechando o confronto em 40 a 32 para o Meninos.

Você que está lendo esse texto até agora deve ter estranhado o nome de Edu Santos aparecer pouco. Pois é, sobre esse cara vamos falar separadamente. 

Depois de não conseguir jogar tão bem no primeiro confronto, o ex-jogador do clube do Ibirapuera se preparou muito para o confronto do último domingo. Resultado: 10 pontos somados e o botonista saiu do jogo sem perder nenhuma partida. 

Ainda na comemoração Edu falou sobre a vitória histórica: "Foi importante para o futmesa paulista e para o clube também. É mais um clube ficando entre os fortes de SP, acirrando mais o campeonato e "furando" o bloqueio de CMSP, SCCP, SEP e SAVMZ chegando a uma final inédita. No jogo anterior não estava em um domingo inspirado e batemos na trave perdendo por 2 pontos. Estava devendo essa", analisou Dudu.

Edu também falou sobre a decisão: "Para muitos do Meninos será a primeira final de A1. Então dá para imaginar o que significou essa vitória".

Um dos mais contentes após a partida era o capitão Maurício Faccio, que além de comandar a equipe anotou 9 pontos e foi peça fundamental na vitória. Ainda muito emocionado, falou sobre o feito: "Faz 17 anos que jogo botão e lutei muito por isso. Feliz por fazer parte da história do departamento e por conseguir isso ao lado dos meus amigos. Vamos nos preparar para ir ainda mais longe".

Agora o Meninos se prepara para o Brasileiro Interclubes que será disputado entre 15 e 17 de novembro na cidade mineira de Poços de Caldas.

A final do Campeonato acontecerá no dia 1 de dezembro, no Cisplatina as 9 horas.

Aspirantes também vencem no final de semana 

Cumprindo tabela, pois já estão classificados para a decisão que será disputada no dia 30 de novembro, os botonistas dos Aspirantes também foram às mesas, só que no sábado.

Jogando dentro de casa, o Meninos não deu chances aos campineiros do Clube do Botão vencendo por 38 a 12. O destaque foi Limão com 100% de aproveitamento no confronto.

Na rodada final do returno, o Meninos folga e agora espera o adversário na final. O Corinthians deu um grande passo ao bater o Maria Zélia por 28 a 22 também no sábado, mas o Maria ainda tem uma pequena chance de conquistar a vaga na última rodada quando se enfrentam Círculo Militar X Corinthians e Maria Zélia X Clube do Botão.

Equipe C vai em busca do Bi

Após vencer a última etapa da fase classificatória, realizada no Cisplatina, eliminando o atual vice-campeão Corinthians, a equipe C agora se prepara para a etapa final.

Para ser Bi-Campeão da categoria o Meninos terá que superar o Cisplatina na semifinal e enfrentar o vencedor de Círculo Militar e o caçula Ocian Praia Clube que se enfrentam na outra semifinal.

A FPFM confirmou os jogos para dia 23 de novembro na sede do Nacional Atlético Clube.

0 comentários: