domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPEONATO PAULISTA DE ASPIRANTES PERDE SEU SENTIDO



Desde quando comecei a jogar futebol de mesa federado o que sempre ouvi dizer era que o campeonato de aspirantes era um torneio voltado para novos botonistas com intuito de pegar experiência.


Nos últimos anos os clubes que disputam este torneio optaram por fortalecer seus times B colocando inclusive botonistas muito experientes e respeitados (incluo o MFC nisso), perdendo assim o intuito principal da categoria. Até ai aceitável, já que todas as equipes continuavam tendo um time principal muito forte.


Este ano chegamos ao ápice deste problema, já que o clube que subiu para a categoria principal resolveu inverter seus times, ou seja, os principais jogadores jogam no aspirantes e os menos experientes jogam no A.


Não quero aqui julgar a atitude de ninguém, nem querer dar pitaco em clube que não tem nada a ver conosco, mas considero esta atitude um desrespeito com todos os outros clubes, desrespeito ate a federação, já que a categoria máxima foi simplesmente ignorada.


Não consigo entender como um clube que faz uma campanha maravilhosa na segunda divisão (ou Copa estado de São Paulo), possa ter uma atitude dessas (pergunte ao segundo colocado se eles não gostariam de estar jogando a categoria principal), lutaram o ano inteiro para chegar na elite do Futebol de Mesa e quando chegaram desmereceram a si mesmo.


O Meninos esta filiado junto a federação a 9 anos, durante todo este período nosso maior desejo sempre foi ter uma equipe principal de ponta e competitiva, ou que no mínímo desse trabalho aos clubes grandes, se dissermos que este assunto (inversão), nunca foi tratado la dentro estaria mentindo, mas o resumo sempre foi o mesmo, o campeonato principal e o A e nossa melhor equipe jogara o principal torneio.


A inversão é errada? Não. Está fora da regra? Não. Cada um faz o que quer no seu clube, mas é no mínímo desrespeito ao campeonato, fora que pode ser uma faca de dois gumes, já que a inversão cria uma obrigação de ser campeão, e caso isso não aconteça o vexame pode ser grande, e as conseqüências enormes.

Este ano no Meninos resolvemos voltar as origens, ou seja, os jogadores que se destacaram o ano passado na categoria principal subiram pro A, para com isso darmos mais chances aos jogadores que pouco jogavam no B.


Por ultimo acho que já passou da hora da federação pegar mais pesado com as sedes que jogamos, com toda a ajuda que a federação esta se propondo a dar aos clubes, não tem mais desculpa para que os clubes ainda tenham mesas velhas sem muita condição de jogo.

3 comentários:

Francisco disse...

denis perfeito

estar entre os grandes é para poucos, ser grande e para menos ainda.


parabes ao adilson que esse ano vai ter ainda mais destaque, é dedicado e otima pessoa

ReLan disse...

Foi lamentável a postura do Bloco do R, não digo na questão da mudança de equipes, porém, na postura do time, ouvi por exemplo de alguns atletas:
" No aspirantes com o time que temos só o Circulo pode nos parar".
Concordo que o time do Circulo e do Bloco são fortes equipes, mas não dá o direto de menosprezar os demais adversários.
Desejo boa sorte ao Bloco e lembrem "Humildade sempre".
Abraços
ReLan

Rafael Santos disse...

Vou invadir! Algumas equipes sempre tiveram B's fortes, e acho ótimo, não acho que o intuito seja simplesmente o citado no início. Quanto a inversão, no mínimo polêmica, eu acho feio, mas é direito deles. Perderam uma grande chance de aprender muito jogando o A, pra tentar um título no B, que será bem difícil, paciência. No fim do ano, a gente vê se deu certo.
Abraço!