quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

[Entrevista] PRESIDENTE FARAH FALA SOBRE OS 10 ANOS DE FUTMESA NO MENINOS

Farah vestiu a camisa do Meninos de 10 anos

Depois das entrevistas do primeiro do ranking paulista Lê e do mestre Flosi, agora quem fala sobre os 10 anos de futmesa no Meninos é o Presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa.

José Jorge Farah Neto está à frente da entidade desde 2006 e tem o botonista do Meninos Vinícius Ramalho como seu Vice Presidente.

Veja a entrevista concedida por Farah ao blog Que Time:

Que Time - Presidente Farah, fale da importância para o esporte dos 10 anos do departamento do Meninos que serão completados no próximo dia 25.

Farah - Assim como é importante para o esporte ter filiados do porte dos grandes clubes brasileiros, é tão importante ter nos quadros de filiados clubes de tradição como é o Meninos Futebol Clube, fundado em 1935, um clube de 77 anos de história, e eu posso falar com conhecimento de causa, pois sou historiador de futebol e sei da importância de um clube deste porte, clube que já brilhou nas divisões menores do futebol paulista, hoje com 10 anos de futebol de mesa, com um quadro sólido de atletas de primeira linha, e grande representatividade nacional.

Que Time - Hoje é possível dizer que o Meninos já se consolidou como uma das principais forças do futmesa estadual e nacional?

Farah - Sem duvida alguma o Meninos FC é uma equipe que esta entre as 10 mais do Brasil, e a maior comprovação é seu histórico de participações no Brasileiro de Clubes, em 2008, 2009 e 2010.

Que Time - O Meninos tem sido sede de torneios individuais constantemente. Isso mostra que a federação tem no Meninos um local de excelência para sediar esses torneios?

Farah - Hoje sem a menor sombra de dúvidas é um dos locais mais interessantes para a prática do futebol de mesa, se não vejamos a organização do clube na montagem das mesas e todos os detalhes referentes a um grande evento, faz do clube um exemplo para os outros clubes que tentam atingir o mesmo nível em eventos realizados, preciso externar aqui o meu agradecimento ao clube por ter sido dentro de minha gestão a frente da FPFM o clube que mais apoio nos deu para a realização de eventos individuais, e isto e plenamente sabido por todos clubes co-irmãos e atletas.

Que Time - Fale da sua parceria com Vinícius Ramalho, botonista do Meninos e atual vice presidente da Federação. Como surgiu a idéia dele fazer parte da sua diretoria e como você tem visto sua atuação na Federação?

Farah - Quando resolvi entrar para o futebol de mesa como dirigente novamente, já havia sido Vice Presidente em 1992, pensei que precisava de alguém que tivesse um perfil para num futuro proximo assumir a entidade, aprendendo, a principio, com nossa gestão, não pude pensar em ninguém melhor que Vinicius Ramalho, jovem apaixonado pelo esporte, jornalista como eu, e a frente de um clube jovem e com idéias inovadoras, assim sendo ele encarou e já me informou que enquanto não se formasse não poderia dedicar muito do seu tempo ao esporte, diferentemente de hoje quando Vinícius participa mais ativamente e quero crer que junto com o Vinicius Simone e o Eduardo Paiva (Duda) possam em breve assumir a entidade com o conhecimento necessário para continuar este trabalho, que reputo ser bom de nossa gestão frente a entidade. E quero aqui agradecer de publico ao meu grande companheiro de luta o Elvio de Souza que desde meu primeiro dia como presidente esteve sempre ao meu lado me ensinando e inclusive me contendo em diversos momentos, pois eu era muito afoito, hoje estou melhorando, ficando mais tranqüilo, acho por que estou emagrecendo (rsrs), mas também não posso esquecer-me do Edu Henrique (hoje afastado dos campos de jogo e também da cartolagem), do Tele (o homem das mesas), do Dani (que faz a parte administrativa da FPFM), do Perrotti (diretor jurídico da entidade), do Elcio (grande amigo e companheiro de lutas, e hoje o maior professor de futebol de mesa do Brasil) e de todos que de alguma forma nos ajudaram.

Que Time - Como você vê o fato do Meninos ter um representante jovem (Denis Constantino) e outros clubes que também estão renovando seus representantes. Acha que essa renovação pode trazer bons frutos para o crescimento do esporte?

Farah - Os jovens (que na verdade já não são tão jovens) estão tentando participar mais ativamente, e sem duvida alguma Denis é um batalhador por seu clube ele tenta fazer sempre o melhor e tenha certeza que muitos outros também o fazem. A renovação é sempre muito bom e tem que acontecer caso contrario não teremos continuidade seja em que ramo for.

Que Time - Na sua opinião qual o melhor botonista da equipe do Meninos?

Farah - Acho que os atletas do clube jogam muito, na equipe do Meninos, porém no meu ponto de vista o atleta que mais se destaca e infelizmente não treina tanto assim, caso contrario estaria entre os melhores do pais, é o Vanno (Marcelo Wagner), a quem reputo um craque, sem demérito a nenhum outro.

Que Time - Deixe sua mensagem para os botonistas que fazem parte da equipe do Meninos nesse ano tão importante para o departamento.
Farah - Espero sinceramente que o Meninos, com esta equipe forte que tem e agora focada em vencer a série A1, faça um campeonato como sempre muito forte e deixe seus adversários preocupados ao enfrentá-los, sei que o Paulistão é forte e hoje se você pensar friamente as 6 melhores equipes do Estado estão nesta disputa, é só observar Circulo ( 10 vezes campeão Paulista), Maria Zélia (5 vezes Campeão Paulista), Corinthians (2 vezes campeão Paulista), Palmeiras (5 vezes campeão Paulista), Santos e Meninos em busca do seu primeiro título, me digam é o não é um Campeonato Fantástico. Agradeço o espaço que me deram aqui e tenham a certeza que tudo que faço errando ou acertando é para tentar que este esporte seja reconhecido, nacional e internacionalmente. Abraço a todos.

2 comentários:

Centro de Treinamento Brazolin de Futebol de Mesa disse...

Parabéns pela entrevista Farah e a equipe MFC pelo brilhante trabalho!

Denis Constantino disse...

Mais uma bela entrevista.

Agradeço ao presidente Farah por toda a dedicação que dispensa ao esporte que tanto amamos, agradeço tambem o apoio dado ao nosso departamento ao longo de toda sua gestão.