quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FPFM 2012


Segue abaixo informações trazidas do site da FPFM.

Iniciando o ano com importantes informações, começamos com a reunião realizada na sede da FPFM, no dia 19 de dezembro de 2011, presente a diretoria da FPFM, a temporada de 2012 terá início dia 28 de janeiro com a disputa do torneio Início de 2012 na sede do Circulo Militar, sendo a presença dos clubes obrigatória, com 8 atletas por partida, o evento será precedido da ASSEMBLÉIA GERAL de 2012 e será realizada na sede da FPFM no dia 21 de janeiro, com início às 9:30 horas em primeira chamada, foram também definidos os seguintes itens, a saber:

Resoluções relativas aos clubes e atletas:

• Obrigatório o envio da lista de atletas dos clubes até 28 de janeiro de 2012, informando qual categoria irão jogar cada atleta filiado (obrigatoriamente). Caso o atleta defenda outra modalidade que não a sua, também deverá informar qual sua opção, (exemplo: o atleta máster de clube que não possua a modalidade deve definir se jogará no A1, B ou A2-Copa Estado)

• Jogadores já filiados anteriormente a FPFM (anterior a 2012) poderão ser inscritos no campeonato de equipes até a data de 31 de agosto de 2012 (Data Limite). Isto não se aplica a novos filiados a FPFM. Explicação: quem ja foi um dia federado a entidade e possui um número de inscrição é considerado filiado, pode estar ativo ou não, portanto não existe caducidade de atleta federado.

• Os atletas que já eram filiados e não estavam com anuidade em dia, após esta data, poderão disputar apenas torneios individuais.

A1 - Campeonato Paulista Principal

Será disputado com 6 (seis) atletas, limitações:

• jogadores da série A1 não podem disputar nenhuma outra categoria.

Forma de disputa:

• todos contra todos em 2 turnos.

• final será disputada entre o campeão do primeiro turno e o campeão do segundo turno, em jogo único, e em campo neutro, com mando a da FPFM.

• critério de desempate em cada turno: idem a 2011, ou seja, saldo de pontos “entre as equipes empatados”.

• detalhes e demais critérios serão redigidos e definidos nos regulamentos de 2012.

B ou Aspirante - Campeonato Paulista

Será disputada com 5 (cinco) atletas, limitações:

• atletas da série B podem jogar até 6 jogos na categoria A1 ou A2, e só deve constar em súmula se jogar.

• apenas 1 (um) atleta do B poderá jogar por partida na categoria A1 ou A2, onde:

*-Entende-se PARTIDA: equipe X equipe

*-Entende-se JOGO: botonista X botonista

Forma de disputa:

• Idem ao A1 – dependendo do numero de clubes poderemos alterar, para melhor adequar.

A2 - Copa Estado

Será disputada com 5 (cinco) jogadores, limitações

• Jogadores da série A2 não podem disputar outra categoria.

Forma de disputa:

• Idem ao A1 – dependendo do numero de clubes poderemos alterar, para melhor adequar.

C - Copa FPFM

A FPFM decidirá se e como a série C será realizada após sabermos a quantidade de clubes que tem interesse em disputá-la na reunião de 21/01/2012

Série C será disputada com 4 (quatro) atletas, limitações

• somente os atletas da série A1 não podem participar da série C

• o clube define quem joga (solicitamos que se de preferência para utilização dos novatos, porem atletas das séries A2, Máster, Sub 18 e B também poderão participar sem limite de jogos)

• somente pontuarão no ranking nesta competição, os atletas que disputarem exclusivamente esta série.

Forma de disputa:

• a ser definido pela FPFM, dependendo do número de clubes interessados.

Série Máster – Campeonato Paulista

Será disputada com 5 (cinco) atletas, deveremos ter no mínimo 4 equipes para o campeonato acontecer, limitações:

• jogadores da série Máster podem jogar até 6 jogos na categoria A1 ou A2 ou B, e só deve constar em súmula se jogar e não pontuará para o ranking quando atuarem fora de sua categoria, exceção quando o clube não tiver equipe na categoria.

Forma de disputa:

• será disputada em dois turnos, com uma partida final mando de jogo da FPFM.

Sub 18 – Campeonato Paulista

Será disputada com 5 (cinco) atletas, para ocorrer o campeonato deveremos ter no mínimo 4 equipes, ai então definiremos o formato da competição, limitações

• atletas da série Sub 18 podem jogar até 6 (seis) jogos na categoria A1 ou A2 ou B, e só deve constar em súmula se jogar e não pontuará para o ranking, exceção quando o clube não tiver equipe na categoria.

Forma de disputa: ainda não definida.

Todas as categorias

Caso o clube não possua as modalidades Sub 18 e ou Máster, os atletas inscritos nestas modalidades poderão jogar por outra modalidade, porem deverá escolher qual será a modalidade antes do início da competição ou no ato da inscrição, pontuando assim para o ranking.

Ranking

As categorias Máster e Sub 18 continuarão separadas da categoria adulta.

A categoria Máster terá competições em separado, nos Torneios Open.

O sub 18 continuará participando sempre das séries Extra ou Bronze adulta dependendo do número de inscritos nos torneios Open, o mesmo se aplica aos torneios do interior.

Isto não se aplica a Taça São Paulo e ao Campeonato Paulista Individual, aonde os atletas disputarão a competição dentro de sua categoria.

Open (interior/capital) e Super Open

Participação e pontuação

No ato da inscrição, os clubes deverão informar em qual local os seus atletas desejam jogar (capital ou interior).

A pontuação para os Opens da capital será superior em relação à pontuação dos Opens do interior e está sendo definida/estudada pela diretoria técnica da FPFM e será informada juntamente com os regulamentos 2012.

Teremos 4 (quatro) Open em separado (interior/capital) e 2 (dois) Super Open para todos.

Punições - alteração

Atleta que chegar atrasado a uma competição

Atletas que chegarem após o início da 2ª rodada dos torneios e fizerem à justificativa “presencial” continuam não podendo jogar o torneio em questão, entretanto, não serão impedidos de participar na competição seguinte, seja no mesmo ano ou no ano seguinte.

Torneio Início 2012

As equipes participantes deverão informar na assembléia de 21 de janeiro, aonde faremos o sorteio para dia 28, teremos 48 mesas.

Atletas que jogarem o torneio início por uma equipe não poderá mais atuar por outra equipe (na competição por equipes) durante a temporada de 2012.

Limite inscrição para o ano de 2012 - em 21/01/2012, na Assembléia Geral.

ALTERAÇÃO REGRAS DURANTE A TEMPORADA DE 2012 - TESTES

A FPFM decide que irá alterar 3 (três) itens da regra, como teste, durante a temporada de 2012, são eles:

- Gol Contra - deixa de existir, quando pedir ao gol, caso a bola volte para dentro do gol do técnico que chutou, será cobrado escanteio de qualquer um dos lados, pelo técnico que recebeu o chute.

- Após o chute a gol, aonde a bola parar será batida falta técnica (sempre em 2 lances) pelo técnico defensor, caso saia pelas linhas laterais ou linha de fundo do chutador, bate-se a falta sobre a linha lateral ou de fundo, no local em que a bola sair, sempre no caso de rebote, fica claro que se sair pela linha de fundo do defensor não muda nada.

- O Goleiro poderá bater faltas dentro da grande área, sendo reposicionado, após a execução da mesma, dentro da pequena área, e será contado 1 (um) toque ao ser acionado.

Os itens aqui constante deverão, caso sejam aprovados pela maioria dos botonistas, ser alterados na regra oficial em 2013, o sistema de consulta aos botonistas será feito por intermédio dos clubes, que ao final da temporada deverão apresentar a posição de todos os seus atletas nominalmente, com relação aos 3 (três) itens.

IMPORTANTE ENFATIZAR:

Qualquer chute a gol só poderá ser pedido com a bola totalmente parada, caso ela esteja em movimento o técnico que o fizer será punido com falta técnica, isto esta na regra e deve ser aplicado por todos.

O afastamento do(s) botão(ões) para cobranças de faltas, conforme consta no Cap.X, Art.28, item VIII diz exatamente como deve ser feito: o deslocamento é no eixo(reta) que une centro da bola e ao centro do botão, em direção contrária à da bola.

A FEDERAÇÃO ACONSELHA A TODOS LER ATENTAMENTE OS DETALHES DA REGRA PARA DERIMIR SUAS DUVIDAS.

Estas resoluções foram tomadas pela Diretoria da FPFM em reunião realizada no dia 19 de dezembro de 2011, baseadas nas reuniões anteriores com os clubes e seus representantes, passam a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2012

DIRETORIA FPFM GESTÃO 2010/2014

BY Renan Silva

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